quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

RN vai a Brasília discutir plano de ação para desastres na região nordeste

Foto Ilustrativa
O Estado do Rio Grande do Norte se fez presente na reunião dessa quarta feira, 15, em Brasília (DF), através da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do RN, para tratar sobre o “Plano de Ação para Mitigação de Riscos e Preparação para Desastres na Região Nordeste do País”. Coordenada pelo Diretor do Departamento de Minimização de Desastres (DMD), da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Rafael Schadeck, o encontro teve como destaque o planejamento de ações de capacitação de agentes públicos nos municípios do nordeste brasileiro, com a realização de oficinas e um simulado, que contará com a participação de vários órgãos ligados a defesa civil.

Durante a reunião, o Tenente Coronel Josenildo Acioli, Coordenador da Defesa Civil do RN e oficial do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRN), solicitou da Secretaria Nacional de Defesa Civil a inclusão, inicial, dos municípios de Mossoró, Apodi, Assu, Natal, Ipanguaçu, Caicó, Parnamirim, Pendências, Macaíba, Ceará-Mirim e Extremoz no programa de capacitação do órgão nacional.

“O objetivo da reunião foi elaborar planos de contingência em 56 municípios da região Nordeste com maior incidência de desastres. A ação visa auxiliar esses municípios na preparação para o período de chuvas, com o desenvolvimento de atividades relacionadas à mitigação de riscos e preparação para desastres”, disse o Tenente Coronel Josenildo Acioli.

De acordo com dados apresentados pelo Diretor Departamento de Minimização de Desastres, Rafael Schadeck, terão prioridades nesta ação aqueles municípios que possuem ocorrências de enxurradas e deslizamentos e recorrência de desastres e número de óbitos em função de catástrofes. “Aproximadamente 1.400 municípios do país apresentam suscetibilidade à ocorrência de enxurras e/ou deslizamentos”, disse Rafael Schadeck.

A proposta inicial do órgão é que as ações de capacitação no nordeste sejam realizadas entre os dias 26 e 29 de março deste ano.

Fonte: DN Online

Nenhum comentário:

Chuvas no primeiro trimestre de 2023