domingo, 1 de maio de 2011

Governadora do RN visita as áreas inundadas no Vale do Açu


A governadora Rosalba Ciarlini visita neste domingo as áreas inundadas pelo Rio Piranhas/Açu. Acompanhada de diversos secretários de Estado, Rosalba vai ver primeiro a sangria da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves. Depois, visitará as áreas que sofrem com as cheias do Rio Pataxó, no município de Ipanguaçu, onde já existem mais de 100 famílias desabrigadas. Muitas estão em escolas, outros prédios públicos e casas de parentes e amigos.

O corpo de bombeiros e a Defesa Civil do Estado já estão no Vale do Açu. Em contato com o prefeito Leonardo Oliveira, a governadora autorizou a contratação de duas máquinas retroescavadeiras para fazer a limpeza do leito do rio Pataxó, onde existem matas nativas, que estão impedindo o fluxo das águas e outras ações para as famílias atingidas pelas enchentes. 

"Disse ao prefeito que toda a operação de assistência às famílias será coordenada pela defesa civil municipal, com apoio da nossa Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e secretarias estaduais", observou a governadora.

Treze comunidades já estão ilhadas. O Coordenador Estadual de Defesa Civil, Tenente Coronel Josenildo Acioli, que acompanha pessoalmente as ações, faz um apelo para que as famílias que estão nesses pontos inundados saiam para abrigos seguros. Segundo ele, muitas pessoas insistem em permanecer nas casas invadidas pelas águas. "Essa cheia é diferente da de 2008/2009 que chegou de forma abrupta. 

Agora, as águas entram nestas áreas gradativamente, o que facilita as ações de respostas", frisa Acioli, informando que homens do Corpo de Bombeiros de Natal e Mossoró foram deslocados para participar da operação de assistência às vítimas das cheias no Vale do Açu.

Nenhum comentário:

Chuvas no primeiro trimestre de 2023