segunda-feira, 21 de novembro de 2011

NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ/RN


Santa Cruz ganha Plataforma de Monitoramento Climático

Fotos: Carlos Maciel

O município de Santa Cruz ganhou recentemente uma Plataforma de Coleta de Dados Climáticos implantada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte – Emparn.
Além de Santa Cruz, outros nove municípios também foram beneficiados com o projeto que foi aprovado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (Fapern), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Universidade Federal Rural do Seridó (Ufersa) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Até agora já foram instaladas seis estações: em Natal, Parnamirim, Caicó, Pedro Avelino, Santana do Matos e Santa Cruz. Em breve os municípios de Assu, São Miguel e Pureza também receberão uma Plataforma de Coleta de Dados Climáticos.
O objetivo dessas estações é monitorar dados como temperatura, pressão, umidade do ar, vento e umidade do solo, como explicou o meteorologista da Emparn, Gilmar Bistrot. “Esses dados climáticos serão enviados em tempo real para a Emparn”, afirmou.

As informações são coletadas através do sistema GSM, GPRS de telefonia celular, instalado na estação, que irá monitorar o clima com observações a cada cinco minutos e serão enviadas para o banco de dados da Emparn a cada hora. Os dados enviados poderão ser acessados a qualquer momento através da internet.
“Essas informações são de extrema importância para a agricultura e também para o turismo que tem se destacado em Santa Cruz”, explicou Gilmar Bistrot.
A Plataforma de Coleta de Dados Climáticos de Santa Cruz foi instalada dentro da área do Hospital Aluízio Bezerra. Os dados climáticos ainda não estão disponíveis na internet, mas a previsão é que poderão ser acessados a partir de dezembro no novo site da Emparn, segundo o meteorologista Gilmar Bistrot. A linguagem deve ser clara para que qualquer pessoa possa compreender. Hoje as mesmas informações podem ser acessadas no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Centro Regional do Nordeste, no endereço eletrônico http://www.crn2.inpe.br.
Fonte:http://www.radiosantacruzam.com.br/

Nenhum comentário:

Chuvas no primeiro trimestre de 2023