segunda-feira, 17 de outubro de 2011

SAÚDE


Conferência Estadual de Saúde discutirá qualidade dos serviços no SUS                   

A 7ª Conferência Estadual de Saúde foi aberta na manhã desta segunda-feira (17) com participação de representantes dos 167 municípios do Estado do Rio Grande do Norte (RN), além de palestrantes, convidados e autoridades, totalizando cerca de mil participantes. O evento prossegue até o dia 19, no Centro de Convenções de Natal.



A cerimônia de abertura contou com a presença do Governador do Estado em exercício, Robinson Faria, do Secretário de Estado da Saúde Pública, Domício Arruda Câmara, além de representantes do Ministério Público do RN, Ministério da Saúde, Secretaria Geral da Presidência da República e demais entidades envolvidas com a saúde pública.



A Conferência acontece através de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e o Conselho Estadual de Saúde (CES) e tem como tema central "Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro". Durante os três dias de realização do evento serão discutidas 35 propostas em torno do "Acesso e o Acolhimento com qualidade nos serviços de saúde", as quais serão encaminhadas para a Conferência Nacional de Saúde, que acontece no final de novembro, em Brasília.



O presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Canindé dos Santos, destacou a grande participação dos municípios, que agora trazem para o nível estadual as pautas discutidas em suas conferências municipais de saúde. "As Conferências são a instância máxima de deliberações do SUS e o RN está hoje muito bem representado, com a participação de delegados dos 167 municípios do Estado".



O Secretário Domício Arruda destacou a importância dos temas a serem abordados. "Esta Conferência já é um sucesso, com mais de mil participantes escolhidos democraticamente para este evento marcado pelo alto nível dos palestrantes e pela relevância dos temas que serão discutidos".



A Conferência de Saúde é um espaço que acontece de quatro em quatro anos para analisar e discutir os problemas e avanços do Sistema Único de Saúde. Entre os temas a serem abordados estão o financiamento, gestão do trabalho e judicialização, atenção básica com gestão participativa e controle social no SUS.



*Fonte: Sesap


Nenhum comentário:

Chuvas no primeiro trimestre de 2023