As vendas mundiais de computadores apresentaram queda no quarto trimestre de 2011, após dois trimestres de resultados positivos, informou a consultoria Gartner em relatório divulgado hoje.
As vendas de PCs somaram 92,2 milhões de unidades no período, 1,4% menos do que o verificado no mesmo período do ano anterior. O desempenho ficou em linha com a estimativa da consultoria, que previa queda de 1% para o período.
O menor interesse dos consumidores por PCs em detrimento de outros produtos, como os tablets, e as incertezas sobre a economia europeia e americana provocaram uma redução da demanda nessas regiões.
O aumento da demanda por PCs no mercado empresarial dos países emergentes cresceu, mas não o suficiente para compensar a queda de vendas na Europa e nos Estados Unidos, apontou o Gartner.
De acordo com o relatório da Gartner, a Hewlett-Packard (HP) liderou as vendas de computadores no quarto trimestre, com 14,7 milhões de unidades embarcadas. O volume, no entanto, ficou 16,2% abaixo do verificado no mesmo intervalo do ano anterior.
A Lenovo ocupou a segunda posição, com incremento de 23% nas vendas globais, totalizando 12,9 milhões de PCs. O forte avanço nas vendas da companhia foram associados a uma política agressiva de preços adotada em 2011 para ganhar mercado.
A Dell ocupou a terceira posição, com vendas de 11,6 milhões de computadores, volume 7,8% superior ao do terceiro trimestre de 2010, favorecida pelo aumento da demanda no segmento empresarial em países da região Ásia-Pacífico.
A quarta maior exportadora foi a Acer, com 9,8 milhões de unidades vendidas (queda de 18,4% no período), seguida pela Asus, com 6,2 milhões de unidades (alta de 20,5%).
As vendas de PCs somaram 92,2 milhões de unidades no período, 1,4% menos do que o verificado no mesmo período do ano anterior. O desempenho ficou em linha com a estimativa da consultoria, que previa queda de 1% para o período.
O menor interesse dos consumidores por PCs em detrimento de outros produtos, como os tablets, e as incertezas sobre a economia europeia e americana provocaram uma redução da demanda nessas regiões.
O aumento da demanda por PCs no mercado empresarial dos países emergentes cresceu, mas não o suficiente para compensar a queda de vendas na Europa e nos Estados Unidos, apontou o Gartner.
De acordo com o relatório da Gartner, a Hewlett-Packard (HP) liderou as vendas de computadores no quarto trimestre, com 14,7 milhões de unidades embarcadas. O volume, no entanto, ficou 16,2% abaixo do verificado no mesmo intervalo do ano anterior.
A Lenovo ocupou a segunda posição, com incremento de 23% nas vendas globais, totalizando 12,9 milhões de PCs. O forte avanço nas vendas da companhia foram associados a uma política agressiva de preços adotada em 2011 para ganhar mercado.
A Dell ocupou a terceira posição, com vendas de 11,6 milhões de computadores, volume 7,8% superior ao do terceiro trimestre de 2010, favorecida pelo aumento da demanda no segmento empresarial em países da região Ásia-Pacífico.
A quarta maior exportadora foi a Acer, com 9,8 milhões de unidades vendidas (queda de 18,4% no período), seguida pela Asus, com 6,2 milhões de unidades (alta de 20,5%).
Fonte: Folha de São Paulo
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