sexta-feira, 29 de março de 2013

NATAL: Fiéis percorrem as ruas do Centro na Procissão do Senhor Morto

Centenas de fiéis lotam a Catedral Metropolitana de Natal para a celebração da Paixão do Senhor. A celebração, centrada na liturgia da Palavra, na adoração de Cristo na cruz e no rito da comunhão, foi feita pelo arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira da Rocha. O momento será encerrado com uma procissão que percorrerá as ruas do centro da cidade.
Em sinal de luto e de tristeza, a igreja recebeu o bispo e os sacerdotes sem ornamentação e sem cânticos. Os altares estão sem velas e sem toalhas, e os fiéis, de joelho. Ao se aproximar do altar, diferentemente de outras celebrações, os sacerdotes se prostaram com o rosto no chão, em sinal de reverência à Jesus Cristo. A liturgia da Palavra foi marcada pelo despojamento e pelo silêncio.

Os fiéis foram chamados pelo arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime de Vieira Rocha, a darem testemunho da vivência cristã na sociedade e a serem missionários proféticos. À exemplo de Jesus, "os cristão devem anunciar um projeto de reorganização social e política e encorajar os fracos e abatidos", afirma Dom Jaime.

Cada católico, segundo ele, deve perguntar o que fez e o que ainda pode fazer pelo próximo. O arcebispo reconhece que a vida dos cristãos é repleta de dores e convoca os católicos a assumirem a sua 'cruz'. "Nós também temos a nossa, mas olhando para Cristo temos novo ânimo. Ele ressuscitou. Isso nos dá força para abraçarmos a nossa cruz".
 
Fonte: Tribuna do Norte

CLIMA: FOTÓGRAFO POTIGUAR REGISTRA O DRAMA DA SECA NO SERTÃO DO RN

Os efeitos da grande estiagem que está ocorrendo na maior do Estado do Rio Grande do Norte e na maior parte da Região Nordeste.
As fotos foram tiradas pelo fotógrafo Aldair Dantas nas cidades de Campo Grande e Paraú.
Via Blog são Tomé Notícias

SERRA DA TAPUIA: CONVITE MISSA DE 30º DIA


SÍTIO NOVO/RN: MUNICÍPIO TAMBÉM DISTRIBUI PEIXE EM PARCERIA COM A EMATER


Assim como em vários municípios do estado, Sitio Novo também teve distribuição de peixe realizada através de uma ação do Governo do Estado, executada pela Emater, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), representando um investimento de R$ 800 mil. 
Centenas de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família no município receberam o pescado. A distribuição feita pela equipe do prefeito Neném auxiliada por servidores da Emater começou na manhã desta quarta-feira na sede do município. A tarde todos seguiram para o Distrito da Serra da Tapuia para finalizar a ação que garantiu o peixe na mesa de cada uma das famílias atendidas pelo programa do Governo Federal.

Fonte: Giro/RN    

CURIOSIDADE: A ORIGEM DA SEXTA-FEIRA SANTA


Sexta-Feira Santa, ou 'Sexta-Feira da Paixão', é a Sexta-Feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.
Segundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu no domingo seguinte ao dia 14 de Nisã, no calendário hebraico. A mesma tradição refere ser esse o terceiro dia desde a morte. Assim, contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico, tal como o romano, contava o primeiro e o último dia, chega-se à sexta-feira como dia da morte de Cristo.
A Sexta-feira Santa é um feriado móvel que serve de referência para outras datas. É calculado como sendo a primeira Sexta-feira após a primeira lua cheia após o equinócio de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer entre 20 de março e 23 de abril.

Sinais de penitência

A Igreja exorta os fiéis a que neste dia observem alguns sinais de penitência, em respeito e veneração pela morte de Cristo. Assim, convida-os à prática do jejum e da abstinência da carne e qualquer tipo de ato que se refira a prazer. Não se pode ouvir músicas. Antes, essas tradições começavam na quarta-feira santa, mas hoje em dia começam na quinta-feira santa, depois do meio-dia. Em muitos locais, estas datas são celebradas com encenações.
Exercícios piedosos, como a Via Sacra e o Rosário, são também recomendados como forma de assinalar este dia especialmente importante para a fé cristã.

Fonte: Wikipédia

Chuvas no primeiro trimestre de 2023