quarta-feira, 31 de agosto de 2011

BRASIL LEI TRABALHISTA


Empresas com mais de dez empregados devem adotar ponto eletrônico a partir de amanhã

        

Brasília - A regulamentação do uso do ponto eletrônico em empresas com mais de dez empregados ainda gera divergências entre empregados e patrões. A obrigatoriedade passa a valer a partir de amanhã (1º). Para o secretário de Relações do Trabalho da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Manuel Messias, a portaria que regulamenta o assunto vai permitir ao trabalhador maior controle sobre as horas trabalhadas. "Pelo atual modelo, há possibilidade de fraudes e o trabalhador não tem mecanismos nos quais possa manter o controle da sua jornada", disse o sindicalista.

A regulamentação do Ministério do Trabalho determina que o equipamento de registro de ponto deve marcar as horas trabalhadas, ser imune a tentativas de alteração dos dados e emitir um comprovante a cada marcação feita pelo trabalhador. Além disso, a máquina não pode ter nenhum mecanismo que permita marcações automáticas.

Para o secretário da Força Sindical Sérgio Luis Leite, o mais importante é que a regra torna a marcação do ponto inviolável. Contudo, ele disse que o sistema eletrônico não representará o fim das ações na Justiça Trabalhista em relação a questionamentos sobre jornada de trabalho.

"Temos que dividir aqueles empregadores que, de forma corriqueira, querem fraudar a jornada trabalhada e aqueles nos quais os sindicatos e os trabalhadores têm um controle bastante avançado sobre a jornada. Se houve hora extra, paga-se", explicou.

Para o vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), deputado Laércio de Oliveira (PR-SE), o registro eletrônico do ponto já existe há muito tempo e, por isso, a medida não provocará grandes impactos nas empresas, a não ser o aumento dos custos decorrente da aquisição dos equipamentos. "Queríamos que o ministério aceitasse as práticas atuais e que pudéssemos adotar sistemas alternativos para fazer o controle da jornada de trabalho dos empregados e que essa prática ficasse estabelecida dentro dos acordos coletivos de cada categoria. Assim, ninguém precisaria investir em novos equipamentos", disse ele.

O ministério permite que, por meio de acordos coletivos, sejam adotados sistemas alternativos, mas não serão admitidas restrições à marcação do ponto, nem mecanismos de marcação automática, de autorização prévia para registro de horas extras e de alteração ou eliminação dos dados registrados pelo empregado.

A portaria permite às empresas adotar sistemas manuais, mecânicos ou eletrônicos para registrar a entrada e a saída dos empregados. Caso adotem o sistema eletrônico, devem seguir a regulamentação da portaria. Os órgãos públicos não estão obrigados a seguir as regras. Para os órgãos públicos que têm empregados contratados pelo regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), a adoção das novas regras é facultativa.

Fonte: Agência Brasil

INTERNET

Rede banda larga de internet será ampliada em Natal

Instalação de nova rede de internet Via Embratel irá ampliar a oferta e a competitividade no mercado potiguar.

Por Marília Rocha

Foto: Marília Rocha

Antônio João, diretor executivo da Embratel.
A rede banda larga de internet em Natal será ampliada para o atendimento à empresas e a pessoas físicas com a implantação de novos investimentos pela empresa Embratel. A boa notícia foi anunciada na tarde desta quarta-feira (31) pelos diretores da empresa, que anunciaram também uma promoção em que o cliente terá acesso a TV por assinatura, internet e telefone por um valor de R$ 39.

Os investimentos em Natal são justificados pelo alto poder aquisitivo da cidade e pelos índices de crescimento e renda per capita, que são números positivos em relação às demais capitais do Brasil. De acordo com o diretor executivo da Embratel, Antônio João Filho, o mercado natalense tem necessidade dos novos serviços e poderá testar os produtos por um valor acessível durante seis meses. “Confiamos tanto nos nosso produtos que sabemos que mesmo após a promoção, teremos clientes para manter e até ampliar os investimentos em Natal”, argumenta.

Quem usa internet em casa e no trabalho já deve ter tido algum problema em relação a prestação de serviço e até aos contratos. Para minimizar esses efeitos negativos, a Embratel coloca a disposição dos clientes uma rede de atendimento virtual em que a manutenção é feita todos os dias da semana, durante as 24 horas.

De acordo com os dados da Embratel, hoje o Brasil possuiu 26 milhões de clientes que usam a TV por assinatura da empresa, sendo oferecidos ofertas diferenciadas seguindo o padrão da região. Já as linhas telefônicas somam 2 milhões de clientes em 100 cidades e os serviços de banda larga atingem 4 milhões de usuários.

A empresa Embratel atua há 46 anos no Brasil com quase 2 mil funcionários que buscam no sinal digital e no satélite de alta definição, a informação e o entretenimento de uma boa qualidade.

No Rio Grande do Norte a Embratel possui uma carta com 27 mil clientes, sendo 14 mil em Natal, 5 mil em Parnamirim e 8 mil nos outros municípios do Estado.

A boa notícia da ampliação da internet banda larga, que hoje é usada por 44 mil usuários, tem previsão de chegar até o final de 2012 aos 182 mil domicílios potiguares. A promoção da internet banda larga inclui TV por assinatura e telefone pelo valor de R$ 39 promocional.

Os pontos de venda da Embratel estão localizados nas redes de supermercado do Nordestão, Carrefour, Hiper e ainda nos shoppings de Natal, como o Natal Shopping.

Para mais informações a Embratel disponibiliza o número 10699 para dúvidas em relação aos contratos.

Chuvas no primeiro trimestre de 2023