quinta-feira, 26 de maio de 2011

NOTÍCIAS DO RN

Afinal, você sabe o que regula a lei de responsabilidade fiscal?
O limite prudencial é um dos argumentos utilizados pelos governantes para não atender os pedidos de grevistas.
Em tempos de greves, a lei de responsabilidade fiscal nunca foi tão usada. Os grevistas pedem aumento salarial e melhorias. O governo argumenta não atender os pedidos por causa do chamado limite prudencial. E você sabe o que é o limite prudencial tão falado por eles? Quem explica são os repórteres Delma Lopes e Robson Celino.


As greves marcam o início da atual gestão no governo do estado. Em todos os discursos a lei de responsabilidade fiscal é citada, seja pelo executivo que vive se justificando.

- Se pudesse seria o mais rápido possível. Mas nós temos que trabalhar com números. Mas pode ficar certa, a minha vontade é de poder ter essa negociação o mais rápido possível. Na hora que puder nós vamos realmente cumprir – afirma a governadora do estado, Rosalba Ciarlini.

Ou pelos próprios grevistas que dizem não entender como o estado arrecada mais de 2 bilhões de reais em 4 meses,de acordo com o Portal da Transparência, e não pode conceder os reajustes salariais reivindicados?

Antigamente os gestores tinham uma certa habilidade, mudemos o termo para facilidade em fazer reajustes, remanejar recursos. Mas em alguns estados e municípios - principalmente em ano eleitoral - havia uma certa farra com o dinheiro público, em que um determinado gestor usava do jeito que achasse mais vantajoso, realizava grandes obras, só que deixava a conta para o seu sucessor. Tanta imprudência foi necessário criar uma lei para colocar ordem na casa.

A lei de responsabilidade fiscal, entrou em vigor no dia 4 de maio de 2000. Ela impõe quanto um determinado governo pode gastar em cada área: pessoal 49%, educação 25%,saúde 12%, segurança 6%.

Se o governo ultrapassa esses valores, a administrações começa a sofrer sanções, ou seja, penalidades que prejudicam o funcionamento da máquina, como por exemplo, fica impedido de contrair financiamentos. No caso do Rio Grande do Norte, o procurador geral do estado, Miguel Josino, disse que esse limite já extrapolou, e a administração tenta se recuperar.

- Vários cargos comissionados não foram preenchidos, a governadora determinou que muitas despesas fossem cortadas. Agora mesmo nos vamos fazer um reordenamento no orçamento para que o Rio Grande do Norte possa sair desta lei, e aí sim a gente tenha tarefa de cumprir o que o povo exige, o que o povo espera. Os serviços de saúde, segurança, educação eficiente. É isso que nós estamos trabalhando para conseguir - diz Miguel Josino, procurador geral do RN.

O procurador também informou que no próximo dia 30, será divulgado o relatório sobre a situação financeira do estado neste primeiro quadrimestre de 2011.

- Esse relatório aponto para o que, o estado está acima do limite prudencial, ou seja, já está no limite legal e portanto, isso tem inviabilizado a concessão de aumentos e a implantação dos diversos planos de cargos que foram aprovados pela Assembleia Legislativa no passado – esclarece o promotor.

CIÊNCIA

Lua pode conter tanta água quanto a Terra, revela estudo

DA FRANCE PRESSE

A Lua poderia ter muito mais água do que o imaginado, talvez tanta quanto a Terra, uma descoberta que lança dúvidas sobre a formação do satélite, revela um estudo divulgado esta quinta-feira nos Estados Unidos.
Durante muito tempo acreditou-se que a Lua fosse um local seco e poeirento até que, há poucos anos, descobriu-se água pela primeira vez.
Agora, cientistas das universidades Case Western Reserve e Brown acreditam que no interior da Lua haja cem vezes mais água do que se pensava inicialmente.
France Presse
Amostra retirada da Lua; cientistas acreditam que interior da Lua haja cem vezes mais água do que se pensava
Amostra retirada da Lua; cientistas acreditam que interior da Lua haja cem vezes mais água do que se pensava
As descobertas foram feitas com o uso de um instrumento de precisão, chamado NanoSIMS 50L --um microanalisador de íons-- para examinar o magma lunar ou pequenas quantidades de rocha derretida, coletada pela Apolo 17, a última missão americana à Lua, em 1972.
"Estas amostras são a melhor janela que temos para [calcular] a quantidade de água no interior da Lua", disse James Van Orman, coautor do estudo e professor de ciências geológicas do Case Western.
"O interior parece ser bastante similar no interior da Terra, razão pela qual sabemos sobre a abundância de água", acrescentou.
As descobertas foram publicadas na edição de 26 de maio da "Science Express".
A mesma equipe publicou um trabalho na "Nature" em 2008, descrevendo a primeira evidência da presença de água nos cristais vulcânicos trazidos pelas missões Apolo.
"O essencial é que em 2008 dissemos que o conteúdo primitivo de água no magma lunar deveria ser similar à água contida na lava proveniente da drenagem do manto superior da Terra", disse outro coautor do estudo, Alberto Saal. "Agora, provamos que este é o caso", acrescentou.
Enquanto as descobertas corroboram a teoria longamente sustentada de que a Lua e a Terra têm origens comuns, também lançam dúvidas sobre a crença de que a Lua pode ter se formado após um desprendimento da Terra, perdendo boa parte de sua umidade neste processo de alta temperatura.
Segundo esta teoria, de "enorme impacto" nos anos 1970, a Lua se formou depois que o nosso planeta colidiu com uma rocha espacial ou planeta 4,5 bilhões de anos atrás.
"Esta nova pesquisa revela que aspectos desta teoria devem ser reavaliados", destacou o estudo.
As descobertas também levantam interrogações sobre as teorias que afirmam que o gelo encontrado nas crateras dos polos lunares pode ser resultante do impacto de meteoros, sugerindo que parte do mesmo pode ter provindo da erupção de magmas lunares.
A Nasa (agência espacial americana) anunciou, em 2009, que duas naves enviadas à Lua para colidir com a superfície do satélite descobriram pela primeira vez água congelada, uma revelação considerada um enorme passo adiante na exploração espacial

PREVISÃO PARA A REGIÃO NORDESTE

Mapa Nordeste
Nesta sexta-feira, o sol aparece entre muita nebulosidade e ainda chove a qualquer hora do dia no norte do Maranhão e do Piauí e na faixa litorânea entre Alagoas e a Paraíba. Já no centro-sul do Maranhão e do Piauí, no sertão de Pernambuco e na Bahia, o tempo fica ensolarado e com bastante calor à tarde, sem previsão de chuva. Nas demais áreas do Nordeste, o sol também predomina, mas há condições de chuva rápida pela manhã.

NOTÍCIAS DO RN

Novo secretário de administração descarta reajustes para servidores

José Anselmo Carvalho considera greve legítima, mas diz que situação financeira do Rio Grande do Norte é caótica

Por Silvia Ribeiro Dantas

O secretário de Estado da Administração e dos Recursos Humanos, José Anselmo Carvalho, assumiu a pasta na sexta-feira passada (20), em meio a paralisações de servidores que reivindicam a implantação do Plano de Cargos e Salários aprovado na gestão anterior.

Em entrevista ao Jornal 96, na manhã de hoje (26), Anselmo Carvalho contou que, apesar de ter que lidar com protestos e negociações já na sua primeira semana à frente da Searh, considera o movimento de reivindicação dos servidores legítimo, dizendo ser indiscutível tanto o desânimo percebido nos servidores, quanto a situação financeira caótica na qual se encontra a administração do Rio Grande do Norte.” Conjugar essas situações é que não é fácil. Mas um diálogo permanente e a tentativa de convencimento com argumentos sólidos vai fazer com que haja um entendimento entre servidores e administração estadual”, pondera.

Carvalho lembra que na manhã de ontem (25), ele e o chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes, se reuniram com representantes de 10 categorias de servidores estaduais, das administrações direta e indireta. Ele conta que na reunião, os dois secretários reafirmaram dados que já haviam sido apresentados, acerca da situação financeira do Estado, destacando a impossibilidade jurídica em atender o cumprimento dos planos que os servidores tanto almejam. “O cumprimento da lei que reajusta o Plano de Cargos e Salários é condicionado ao cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O próprio Santino Arruda (presidente do Sinai) confirmou que já sabia que o Estado descumpriu o limite da LRF e o Estado só pode implantar o plano quando não estiver mais nesta situação”, ressalta.
Foto: Gerlane Lima


De acordo com o secretário de administração, o está em uma amarra política, sendo obrigado a tomar medidas para equilibrar as finanças e se manter dentro do limite prudencial. Assim, foi dito aos servidores que haverá novas negociações, quando começar a aparecer os resultados do aumento na receita e redução nas despesas. “Manteremos o diálogo, mas agora vamos negociar o quê, se não temos folga fiscal? Só atenderemos aos servidores com dinheiro”, afirma.

Sobre os efeitos da paralisação simultânea de diversas categorias de servidores, Anselmo Carvalho diz que, apesar de parcial, greve sempre provoca transtornos para a população. Como exemplo, o secretário cita a suspensão de aulas em escolas, observando que mesmo com uma pequena quantidade de professores aderindo ao movimento, há danos irreversíveis para os alunos.

MEGA-SENA ACUMULA

MEGA-SENA CONCURSO 1286  ACUMULOU MAIS UMA VEZ
Os números foram: 02-05-28-33-51-52
Estimativa de prêmio para o próximo sorteiro dia 28/05/2011
É de 37 milhões de reais.
 http://www1.caixa.gov.br/loterias/loterias/megasena/megasena_resultado.asp
Faixa de premiação Nº de ganhadores Valor do Prêmio (R$)
Sena 0 0,00
Quina 185 14.780,11
Quadra 12.297 317,65

Chuvas no primeiro trimestre de 2023