segunda-feira, 11 de abril de 2011

PREVISÃO DO TEMPO

Mapa Nordeste
Nesta terça-feira, o sol aparece entre muitas nuvens e as pancadas de chuva acontecem a qualquer hora do dia em todo o litoral nordestino, na Zona da Mata, no Maranhão e no norte do Piauí, do Ceará e do Rio Grande do Norte. Na região de Petrolina, no oeste de Pernambuco, no sudeste do Piauí, no norte e no centro-oeste da Bahia, o sol brilha forte, poucas nuvens se formam e não chove. Nas demais áreas nordestinas, sol com aumento de nuvens e pancadas rápidas de chuva no decorrer do dia.
www.climatempo.com.br 

Internet: Banda larga nas escolas públicas pode ser votada esta semana na Câmara


Por Redação, com informações da Agência Brasil

Tamanho do texto: A


O projeto de lei que (PL) amplia o uso da banda larga nas escolas públicas é o principal item da pauta de votações da Câmara dos Deputados esta semana, em sessões extraordinárias. O PL permite o uso de recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) para o financiamento da implantação e manutenção dos serviços de internet de alta velocidade em escolas públicas.

A votação desse projeto está prevista para amanhã (12) à noite. Na mesma sessão, os deputados devem votar o projeto que regulamenta o funcionamento de lan houses (lojas de acesso à internet). Na quarta-feira (13), os deputados devem votar o projeto de decreto legislativo que aprova o Tratado Constitutivo da União das Nações Sul-Americanas (Unasul).

A pauta das sessões ordinárias está trancada por 14 medidas provisórias (MP). Entre elas está a MP 514, que detalha novas regras para a segunda etapa do programa Minha Casa, Minha Vida. Nessa fase está prevista a construção ou reforma de 2 milhões de moradias entre 2011 e 2014. A MP também estabelece prioridade de atendimento às famílias chefiadas por mulheres e às desabrigadas residentes em áreas de risco ou insalubres.

No entanto, a primeira MP a ser votada é a 512, que concede incentivos fiscais às indústrias automotivas instaladas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que sejam vinculadas a novos investimentos e pesquisa de novos produtos ou modelos de veículos. A segunda MP a ser apreciada pelos deputados, de número 513, autoriza o Fundo de Compensação de Variações Salariais (FCVS) a assumir os direitos e obrigações do Seguro Habitacional do Sistema Financeiro da Habitação.
www.nominuto.com

Meteorologia

Tempo instável predomina no Norte e Nordeste

Temporais também estão previstos para pontos do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul


TERÇA, DIA 12

Sul


Instabilidades vindas do interior do continente voltam a provocar temporais no Paraná. Esta chuva vem de noroeste e começa atingindo o norte do Paraná, depois avançando para as demais áreas. Em Curitiba e no litoral, a chuva chega só no fim do dia. Chove também na metade norte do Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina, mas no caso são pancadas rápidas e isoladas de fim de tarde. Há risco de temporais, com queda de granizo, de forma localizada. Nas demais áreas, e mesmo no norte gaúcho e sul catarinense, o sol predomina e faz calor à tarde. O frio pela manhã diminui aos poucos.

Sudeste
Os temporais voltam nesta terça. Eles vêm do interior do continente e estão associados a ventos em alta velocidade no topo da atmosfera, chamados de Jato Subtropical. Isso favorece que o vento suba e forme nuvens convectivas, de tempestade. No noroeste paulista, a chuva já começa no início do dia e, com o passar das horas, avança para as demais áreas de São Paulo e também para parte de Minas. Há risco de temporais, com ventos fortes e queda de granizo. Entre as capitais, isso só vale para a paulista. No Rio, Espírito Santo e norte e leste de Minas, o tempo aberto predomina e ocorrem pancadas isoladas, que não atingem Vitória.

Centro-Oeste
Áreas de instabilidade levam temporais para o Mato Grosso do Sul. O acumulado pode passar dos 50 milímetros em algumas cidades, pois a chuva já começa pela manhã. As chuvas também se intensificam no Mato Grosso, principalmente no oeste. Já, em Goiás, ocorre o inverso: as pancadas ficam mais isoladas e rápidas, sem gerar grandes acumulados.

Nordeste
Alerta para temporais em quase todo o Nordeste nesta semana. Apenas o interior da Bahia que tem tempo seco. Na terça-feira, nem Teresina escapa dos temporais. Mesmo assim, os termômetros se aproximam dos 30°C em quase toda a região.

Norte
Os temporais atingem toda a metade leste do Amazonas e também o Pará, o Amapá e Roraima, inclusive nas Capitais. Nas demais áreas, pancadas rápidas e isoladas associadas ao calor e à umidade.

Confira a previsão para os próximos dias

Sul


Nesta quarta, só chove no Paraná, de forma rápida e isolada e menos intensa que na terça-feira. Na quinta, finalmente volta a chover de forma generalizada no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. É a formação de uma nova frente fria que pode levar acumulados de mais de 70 milímetros para algumas cidades das Missões em apenas 24 horas. Apesar disso, não chove na Metade Sul e no sábado o sistema já atua sobre o Sudeste, de forma que o tempo já abre no RS e em SC.

Sudeste
A chuva enfraquece nesta, mas ainda atinge SP e parte de MG e do RJ. O sol consegue aparecer em breves períodos nessas áreas e eleva as temperaturas. Na maioria das cidades, porém, a máxima não é de mais de 30°C. Depois, as chuvas ficam concentradas em São Paulo, com a chegada de uma nova frente fria, mas os acumulados são baixos. Entre os dias 15 e 19 de abril, não passam dos 50 milímetros.

Centro-Oeste
A chuva cessa em Brasília e em cidades do norte goiano nesta quarta. Nesta quinta, a chuva para em todo Goiás, mas uma nova frente fria se forma no Sul e propaga temporais no sul do Mato Grosso do Sul. A previsão é que o tempo seco predomine em Goiás e no leste do Mato Grosso entre os dias 15 e 25 de abril. No Mato Grosso do Sul podem até ocorrer temporais, mas o acumulado não passa dos 70 milímetros entre os dias 15 e 20 deste mês.

Nordestewww.canalrural.com.br
As simulações indicam que entre os dias 15 e 19 de abril as chuvas enfraquecem um pouco sobre o Nordeste, apesar de continuarem. Depois, a situação volta a se agravar e os acumulados novamente passam dos 200 milímetros do Rio Grande do Norte até o Maranhão.

Norte
Os temporais ainda atingem o leste do Amazonas nesta quarta, mas se concentram mais sobre o Pará. Em muitas cidades, o acumulado passa dos 100 milímetros. Chove forte também no Amapá. Nas demais áreas, as pancadas de chuva são isoladas e rápidas. Entre os dias 15 e 19 de abril, são esperados elevados volumes de precipitação em todo o Norte. No Amazonas, no Pará e no Amapá, deve chover mais de 200 milímetros nestes cinco dias.

SOMAR METEOROLOGIA

Tempo

Volta a chover aqui na Serra da Tapuia,  com baixo índice pluviométrico de 3 mm nesta segunda
Ficou próximo ao previsto, que previa 4 mm 

Chuvas no primeiro trimestre de 2023