Grêmio - Em 11º no Brasileirão, contratou Felipão para reagir. Caso siga patinando, priorizará a Copa do Brasil, onde a chance de conquistar um título de expressão após 13 anos será maior.
Cruzeiro - É o líder do Brasileiro, mesmo com dois empates nas últimas rodadas. Tem elenco para chegar nas duas competições.
Atlético-MG - Em sexto no Brasileirão, a equipe tenta se recuperar após perder Ronaldinho.
Flamengo - O time de Luxemburgo está no Z-4.Para evitar o rebaixamento, é provável que a Copa do Brasil fique em segundo plano.
Atlético-PR - Finalista em 2013, pode priorizar a Copa do Brasil caso não consiga se aproximar dos líderes.
Botafogo - Vive crise financeira e está no Z-4 do Brasileirão. O foco é a permanência na Série A.
Corinthians - Está em terceiro no Brasileirão, a três pontos do líder. Por ser o segundo no ranking da CBF, será cabeça de chave nas oitavas.
Vasco - Prioriza a volta à elite do Brasileirão. Na Série B, é o segundo colocado.
Santos - Em 9º lugar no Brasileirão, passou pelo Londrina na terceira fase da Copa do Brasil. A esperança para buscar títulos no segundo semestre está na volta de Robinho.
Palmeiras - No Brasileirão, a equipe do argentino Ricardo Gareca vive momento de instabilidade e está apenas em um modesto 14º na tabela.
Coritiba - Lanterna do Brasileirão, o Coritiba do técnico Celso Roth deve priorizar a permanência na Série A no segundo semestre.
Ceará - Após eliminar o Inter na terceira fase, o líder da Série B deverá apostar suas fichas também na Copa do Brasil, onde já foi finalista em 1994 e perdeu o título para o Grêmio.
ABC-RN - Dentro de campo, foi eliminado pelo Novo Hamburgo. Mas como os gaúchos escalaram o meia Preto irregularmente, os potiguares avançaram de fase. Na Série B, está em 11º.
Bragantino - Na Série B, está em 18º, na zona do rebaixamento e não deve dar prioridade à Copa do Brasil. América-RN - Maior surpresa da terceira fase, ao impor um sonoro 5 a 2 sobre o Fluminense, faz campanha modesta na Série B. Está apenas em 13º lugar na tabela.
Santa Rita-AL - O clube de Alagoas é o de menor expressão entre os 16 melhores da Copa do Brasil. Eliminou o Santa Cruz-PE e se garantiu nas oitavas. Não disputa nenhuma série do Brasileirão.