sábado, 27 de agosto de 2011

EDUCAÇÃO


Novas regras para uso de verbas federais da educação proíbe uso de cheques e restringe saques


Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Entram em vigor hoje (27) as regras do decreto assinado em junho pela presidenta Dilma Rousseff que tornam mais duras as normas para o uso de verbas federais da educação e da saúde por estados e municípios. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) deve publicar na edição de hoje (26) do Diário Oficial da União resolução que regulamenta essas mudanças, entre elas a proibição do uso de cheques para pagar fornecedores. O objetivo é fazer com que as movimentações financeiras sejam feitas quase todas por meio eletrônico – o que permite maior controle dos gastos.
A resolução abrange os principais programas de transferência de recursos do governo federal para prefeituras e governos estaduais na educação, entre eles os que ajudam a financiar a merenda e o transporte escolar, além dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). O dinheiro é depositado em uma conta específica, que agora deverá ser em bancos federais – a Caixa Econômica e o Banco do Brasil.
Para apenas dois programas deles será permitido sacar o dinheiro: o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) e o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Ainda assim, os saques são para ocasiões excepcionais e estão restritos ao total de R$ 8 mil ao ano.
“Esses saques vão propiciar essa transição de tirar a figura do cheque da movimentação porque não podemos também engessar o processo. Ainda temos alguns prestadores de serviço que não têm conta bancária. Por exemplo, um barqueiro que recebe dinheiro da prefeitura para transportar os alunos de um vilarejo a outro”, explica Gina Loubach, coordenadora de Execução e Operação Financeira do FNDE.
O Pnate transfere recursos a municípios e estados para apoiar o custeio do transporte escolar. Já o PDDE repassa quantias menores direto às escolas para pequenas compras de material ou gastos com reparos na estrutura física da unidade. Os saques feitos até o limite de R$ 8 mil ao ano deverão ser justificados na prestação de contas. Outra novidade da resolução é que o FDNE passará a publicar na internet os extratos bancários mensais dessas contas que são utilizadas para repasse de recursos da União. A previsão é que os dados estejam disponíveis a partir de outubro.
“Isso torna o processo mais transparente porque não vai depender da autorização da prefeitura essa divulgação. Será uma ferramenta de fiscalização que poderá ser utilizada por qualquer cidadão. No extrato ele poderá ver o que o estado ou município está gastando e com quem”, acrescenta Gina.
Edição: Graça Adjuto
FONTE: AGÊNCIA BRASIL

FOTOS DO BAR CAMINHO DO CASTELO

FUNCIONAMENTO DE QUARTA A DOMINGO







INFORMÁTICA

Windows 8 contará com suporte nativo ao padrão USB 3.0
postado em Software por Emerson Alecrim | tags: microsoft 
 
A Microsoft liberou recentemente a informação de que o futuro Windows 8 contará com suporte nativo ao padrão USB 3.0 (SuperSpeed USB). Isso significa que o usuário poderá utilizar todo o potencial da tecnologia sem necessitar de software
s especiais para isso.

Se o USB 3.0 é o sucessor da especificação USB 2.0, nada mais natural do que esperar que plataformas atuais ofereceram suporte ao novo padrão, não é mesmo? Mas não é bem assim. O anúncio da Microsoft é extremamente importante porque é um reforço e tanto para a popularização do USB 3.0. Isso porque fabricantes e usuários ainda enxergam esta tecnologia com certa desconfiança, sendo um dos motivos para isso o fato de a Apple ignorar o USB 3.0 em prol do Thunderbolt.

Em relação ao USB 2.0, o USB 3.0 representa um grande avanço: pode realizar transferências de dados de até 600 MB por segundo, contra 60 MB da especificação anterior. Além disso, pode alimentar dispositivos que exigem mais energia elétrica, fazendo com que estes não necessitem de uma fonte de alimentação externa. Como não poderia deixar de ser, o USB 3.0 também conta com suporte para dispositivos USB 2.0.

Referência: Building Windows 8.

VOLEY


Espetacular, Brasil arrasa Rússia e se classifica para decisão do Grand Prix

Com uma reação incrível no terceiro set, seleção bate as campeãs mundiais em Macau por 3 sets a 0. Disputa pela medalha de ouro será contra os EUA

 Macau, China
Nem parecia que do outro lado da quadra estavam as atuais campeãs mundiais. É verdade que a Rússia tinha desfalques importantes, como Sokolova, mas o Brasil também estava sem suas ponteiras titulares. Mesmo assim, a equipe de José Roberto Guimarães mostrou técnica e garra de campeã, arrasou as europeias com direito a uma reação espetacular no terceiro set, e garantiu vaga na final do Grand Prix.
No último desafio em busca do eneacampeonato, a seleção enfrentará, no Macau East Asian Games Dome, às 4h30m (horário de Brasília) deste domingo, os Estados Unidos. Comandadas por Destinee Hooker, as atuais campeãs do torneio passaram com facilidade pela Sérvia na outra semifinal. A Rede Globo e o SporTV transmitem a disputa pela medalha de ouro ao vivo.
Apesar da grande atuação das centrais brasileiras Fabiana e Thaísa, a maior pontuadora da partida foi Ekaterina Gamova. A gigante russa, carrasca brasileira em 2010, anotou 17 pontos (16 de ataque e um de bloqueio).
Volei - Brasil comemora contra a Russia (Foto: Divulgação/FIVB)Meninas do Brasil comemoram vitória sobre a Rússia e classificação à final (Foto: Divulgação/FIVB)
As meninas do Brasil começaram bem o confronto, conseguindo 3 a 0 de vantagem, mas as russas logo igualaram, indicando um equilíbrio já esperado por todos. O saque adversário era o maior problema para o time de José Roberto Guimarães, e a Rússia virou para 9 a 8, ampliou para 12 a 10 e tomou as rédeas no set.Contando com a eficiência de sua dupla de meio de rede (Fabiana e Thaisa), a seleção, entretanto, reagiu e igualou em 16 pontos, virando depois para 19 a 18. A resposta do quadro de Gamova veio em seguida, mais uma vez assumindo a frente no placar e chegando a 23 a 21.
Mas a parcial estava aberta, e o Brasil provou isso. Mostrando muita raça e contra-golpeando com o mesmo veneno recebido (o saque), a equipe nacional fechou o set em 26 a 24, após bloqueio de Tandara.
Largando à frente no duelo, a seleção iniciou muito decidida a segunda parcial. Dani Lins também se destacava e o serviço brasileiro seguia incomodando a recepção adversária. Com um ace de Natália, o Brasil abriu para 6 a 2 e depois para 15 a 8, colocando confortável diferença no placar. E, com um ataque de Thaisa, levou também o segundo set, por tranquilos 25 a 17.
Donas de boa vantagem, as brasileiras começaram a terceira parcial no mesmo ritmo, fazendo 3 a 0 e embicando uma vitória que parecia folgada. O time russo, no entanto, mostrou que não estava morto e virou para 7 a 5.
Brasil x Rússia, semifinal do Grand Prix (Foto: FIVB / Divulgação)Thaísa e Dani Lins sobem no bloqueio duplo
brasileiro (Foto: FIVB / Divulgação)
Mais equilibrada em quadra, a equipe campeã mundial abriu para 17 a 9, porém encontrou pela frente um Brasil forte, que marcou três pontos seguidos, encostou no marcador e iniciou uma reação espetacular, vencendo a parcial por 25 a 23 após ataque de Fernanda Garay, e carimbando passaporte para a decisão do Grand Prix.

A seleção começou o embate com Dani Lins, Sheilla, Fabiana, Thaisa, Fernanda Garay e Natália, além da líbero – Fabi. Entraram no decorrer Sassá, Fabíola e Tandara. Com 15 pontos, Thaisa foi a melhor anotadora brasileira (Gamova foi a principal em quadra, com 17), seguida de Sheilla e Fabiana com 12.

FONTE: http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2011/08/espetacular-brasil-arrasa-russia-e-esta-na-final-do-grand-prix.html

FÓRMULA 1


Brasileiros se destacam no treino de Fórmula 1 na Bélgica

Felipe Massa larga na quarta posição, Bruno Senna larga na sétima e Barrichello larga na décima quarta posição.

Por Marília Rocha

A disputa - em formato de treino neste sábado (27) - que decide as posições de largada da corrida de Fórumla 1 da Bélgica recebeu destaque dos brasileiros Felipe Massa, Bruno Senna e Rubens Barrichello.

Os pilotos brasileiros largam em boas posição: Felipe Massa larga na quarta posição, Bruno Senna larga na sétima e Barrichello larga na décima quarta posição.

A corrida que antecede oficial começou com chuva, o inglês da McLaren teve de se contentar, mais uma vez, com a segunda posição, meio segundo atrás. O aniversariante Mark Webber ficou em terceiro, mais de um segundo atrás do companheiro.

Um dos destaques do treino classificatório foi o desempenho de Bruno Senna que ficou em sétimo lugar, à frente de Fernando Alonso, da Ferrari. De quebra, ainda ficou na frente do companheiro, o russo Vitaly Petrov, décimo colocado.

Já Rubens Barrichello vai largar apenas na 14ª posição neste domingo. O brasileiro da Williams vinha com um bom tempo no fim da segunda parte do treino (Q2), mas acabou atrapalhado pelo finlandês Heikki Kovalainen, da Lotus, na parte final da volta e não conseguiu melhorar sua volta.

Amanhã a largada do GP da Bélgica está marcada para as 9h (de Brasília).

http://www.nominuto.com/esporte/formula-1/brasileiros-se-destacam-no-treino-de-formula-1-na-belgica/75784/

ENERGIA


Prazo para receber desconto na conta de luz encerra no próximo dia 1º

Consumidores de baixa renda e que utilizam até 65 kWh por mês devem se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.


Foto: Arquivo
Para receber desconto tem que fazer cadastro.
Os consumidores de energia classificados nos critérios de baixa renda e que utilizam entre 40 quilowatts-hora (kWh) e 65 kWh por mês têm até a próxima quinta-feira (1º) para se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e garantir a manutenção dos descontos previstos na Tarifa Social de Energia Elétrica.

O prazo para quem gasta mais energia já venceu e para quem tem consumo entre 30 kWh e 40 kWh a data final para o cadastramento é 1º de outubro. Os consumidores que gastam menos de 30 kWh mensais têm até o dia 1º de novembro para se cadastrar. Até o fim do ano, todas as famílias que têm direito ao benefício devem estar com a situação regularizada.

Quem ainda não está inscrito no Cadastro Único deve procurar a Secretaria de Assistência Social de seu município ou entrar em contato com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome pelo número 0800-7072003 begin_of_the_skype_highlighting 0800-7072003 end_of_the_skype_highlighting. Depois da inscrição, o consumidor deve comparecer à distribuidora, que vai encaminhar as informações à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Com o desconto da tarifa social, a redução na conta de luz pode chegar a 65% para quem consome até 30 quilowatts/hora (kWh) por mês, a 40% para aqueles com consumo entre 31 e 100 kWh/mês e a 10% para famílias que gastam de 101 a 220 kWh/mês. O desconto chega a 100% para o consumo de até 50 kWh por mês para famílias indígenas e quilombolas que atendam a uma das duas condições básicas para obter o benefício.

No ano passado, a Aneel mudou as regras para conceder os descontos na tarifa de energia. Antes, o benefício era dado automaticamente para as unidades que consumiam até 80 quilowatts-hora por mês, independentemente da renda familiar. Com as novas regras, a tarifa só será concedida para quem estiver inscrito no Cadastro Único, que inclui as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou de três salários mínimos no total.

http://www.nominuto.com/noticias/economia/prazo-para-receber-desconto-na-conta-de-luz-encerra-no-proximo-dia-1/75790/

Chuvas no primeiro trimestre de 2023