O SAMU METROPOLITANO discute até amanhã (9), no Centro de Convenções de Natal, o projeto de expansão e os desafios do Estado para os próximos anos em relação aos serviços de urgência e emergência.
Com o tema “Vencendo Desafios e Superando Limites”, o congresso está reunindo cerca de 400 participantes, entre trabalhadores da Saúde, médicos e alunos de graduação, além do público em geral.
O congresso conta com uma programação científica que contempla quatro mini-cursos com os seguintes temas: Eletrocardiograma - ECG no Suporte Avançado de Vida, Atualização em Suporte Básico de Vida, Técnicas Básicas e Avançadas em Imobilizações e Punção Intra-óssea. Participam renomados convidados em áreas especializadas do Brasil, além do representante do Ministério da Saúde, Luís Henrique Branquinho.
O objetivo da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) é concluir a primeira fase do projeto de interiorização até o início do próximo ano, com a inauguração de mais uma base descentralizada, na cidade de Goianinha e, assim, totalizar 14 bases concluídas. Atualmente, o SAMU METROPOLITANO cobre 35 municípios nas várias regiões do Estado.
Para o Secretário de Estado da Saúde Pública, Domício Arruda, o modelo de gestão vem contribuindo para os avanços dos serviços. “A expansão do SAMU vem dando certo, graças à mudança no modelo de gestão, que hoje realizamos, através das parcerias firmadas com as prefeituras”, disse o Secretário.
No encerramento das atividades, os SAMUs farão nesta sexta-feira um "Simulado com Múltiplas Vitimas", tendo a participação do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar entre outros parceiros, às 15h30, no SESI Clube que fica na Avenida Mor Gouveia, em frente à Ceasa.
Fonte: http://www.rn.gov.br/