Os conceitos criados pelo suíço influenciam fortemente a educação, mas a área nunca foi o seu foco Foto: Getty Images |
Neste
dia 16 de setembro, completam-se 33 anos da morte de Jean Piaget. E
ainda há educadores que interpretam mal seus conceitos - e assim o
aplicam em sala de aula. O protagonismo dado à criança pelo
construtivismo acaba muitas vezes relegando o professor a um mero
figurante, o que não era o objetivo do pensador.
Ainda que não fosse pedagogo de formação - era biólogo -, os
conceitos criados pelo suíço influenciam fortemente a educação, mas a
área nunca foi o seu foco. O estudioso trouxe à luz algo que hoje nos
parece óbvio: o funcionamento do pensamento das crianças não é como o
dos adultos, e isso modificou a forma de ensino da educação infantil.
Contudo,
essa ideia não foi inicialmente bem compreendida pelos educadores em
meados dos anos 70. “O construtivismo é a ideia de que a criança é ativa
na sua aprendizagem; daí a dizer que ela é a única (agente ativa) é
errado”, afirma Zena Eisenberg, professora de Psicologia do
Departamento de Educação da PUC-Rio. Segundo ela, quem deve organizar o
processo pedagógico para que a assimilação de novas informações aconteça
é o professor, mas as primeiras tentativas construtivistas (mescla dos
conceitos de Piaget com os de Lev Vygotsky) foram mal adaptadas.
Segundo
a especialista em Psicologia da Educação, Sandra Freire, Piaget estudou
as crianças nos seus cotidianos, sem problematizar a questão do ensino,
o que levou a essa má interpretação dos seus conceitos: quando
traduzidos pelos educadores na prática em sala de aula, pensou-se em
atribuir à criança a autonomia completa na sua aprendizagem, tornando o
professor um mero figurante; um erro, na ótica das entrevistadas.
Observar o que é construído pela criança e oferecer a ela mais subsídios
para que possa continuar desenvolvendo é, por exemplo, a base do método
de alfabetização desenvolvido pela pesquisadora argentina Emilia
Ferreiro, a partir das teorias piagetianas. Nele, procura-se identificar
como a criança começa a reconhecer os símbolos e com que meios se vai
alimentando esse processo para que ela desenvolva a escrita.
Apesar
de criticarem a má aplicação dos conceitos de Piaget, especialistas
reconhecem que há uma revisitação aos seus princípios desde o final dos
anos 1990. Para Zena, é preciso falar da sua contribuição para a
educação e para a psicologia, e mostrar, a partir daí, que não se trata
de um método, mas de uma forma de auxiliar na construção de práticas
pedagógicas.
Fonte: Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário