Apesar da ampla divulgação do Censo Previdenciário do Instituto de
Previdência dos Servidores do Estado do Rio Grande do Norte (Ipern),
convocando os servidores aposentados do Poder Executivo e alertando
sobre o bloqueio do pagamento das aposentadorias não recadastradas,
apenas 6 mil dos 27 mil beneficiários responderam a convocação para a
atualização cadastral este ano.
"Com o encerramento do censo de 2012, agora em dezembro, o Ipern está dando uma última oportunidade para que seja evitado o bloqueio dos benefícios previdenciários já em janeiro", disse José Marlúcio Diógenes Paiva, presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Rio Grande do Norte (Ipern).
O Ipern está dando mais uma, e última, oportunidade aos servidores aposentados, da administração direta e indireta do Poder Executivo, para que façam o recadastramento e evitem o bloqueio dos benefícios.
A partir da próxima segunda-feira (19), os servidores aposentados (administração direta e indireta do Poder Executivo) devem comparecer a uma das Centrais do Cidadão, munidos dos seguintes documentos: Carteira de Identidade; CPF; e um comprovante de residência. Os que não puderem comparecer aos locais de recadastramento podem fazê-lo através de uma procuração pública, estando a mesma dentro da validade de um ano.
O Censo Previdenciário estadual foi instituído através do edital nº 001/2011 e publicado no Diário Oficial do Estado em 08 de abril de 2011. O objetivo do censo, além da atualização da base de dados de previdência, é eliminar pagamentos indevidos de benefícios, sendo obrigatório e devendo ser realizado anualmente no mês em que o aposentado faz aniversário.
Neste ano de 2012, dos 27 mil servidores aposentados do Poder Executivo, apenas 6 mil responderam a convocação para a atualização cadastral. Para facilitar o acesso e agilizar o atendimento a esses beneficiários, o Ipern fez uma parceria com a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (SEJUC) e com a Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (SEARH).
A parceria entre as secretarias viabilizou um treinamento com todos os servidores que irão atuar no atendimento ao Censo Previdenciário nas Centrais do Cidadão, sobre o funcionamento do sistema e preenchimento do novo formulário do censo. Além das Centrais do Cidadão localizadas nos municípios do interior, o atendimento ao censo também será realizado nas Centrais do Cidadão em Natal, com exceção do shopping Via Direta.
Também foi criado um cronograma para o encerramento do censo 2012, e bloqueio dos benefícios dos aposentados que não fizerem o recadastramento.
Dúvidas podem ser esclarecidas através do telefone 0800-281-1030, a partir da quarta-feira (21), das 8h às 18h.
Por Assessoria de Imprensa IPERN
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