Mesmo com as fortes chuvas que caíram entre a noite de segunda-feira e o início da manhã desta terça (23), o período do inverno será de chuvas brandas no Rio Grande do Norte. A informação é do meteorologista Gilmar Bistrot, da Empresa Brasileira de Pesquis Agropecuária (Emparn).
Segundo ele, o fenômeno El Niño, é o responsável pelo período de estiagem no estado. Bistrot explicou que a incidência do fenômeno provoca o enfraquecimento dos ventos alísios na região equatorial, ou seja, nos ventos que sopram de leste para oeste, provocando mudanças nas correntes atmosféricas que acarretam as chuvas.
Mesmo com a previsão de um inverno brando, Bistrot informou que o período chuvoso deve se estender até meados do mês de agosto e que nesse período devem ocorrer duas ou três precipitações mais intensas, principalmente na faixa litorânea. No interior, o período será de estiagem.
No segundo semestre do ano o período será considerado seco. Os valores esperados de chuva acumulada para os próximos meses deverão variar entre 50 e 80mm no interior do Estado. Para o Litoral, as chuvas acumuladas devem variar de 200 a 300mm.
Durante o resto dessa semana é esperado que a mudança na condição do vento, principalmente na direção, possa favorecer as ocorrências de mais chuvas sobre o estado. São esperadas chuvas paras o litoral e para as regiões Leste e Agreste, com valores variando entre 40 e 100mm, além da ocorrência de alguma chuva no interior.
Fonte: Portal no Ar
Nenhum comentário:
Postar um comentário