Uma notícia não muito boa para o nordestino. A previsão é que as chuvas nos próximos três meses – de fevereiro a abril – fique até 45% abaixo do normal na região Nordeste. O dado foi divulgado no início da tarde de hoje (20), durante o XVII Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino.
De acordo com o relatório apresentado durante o evento, o percentual da categoria abaixo do normal chega a 45%, dentro do normal a 35% e acima do normal 20%, mas os especialistas ainda alertam. “Esse percentual equivale a chance de acontecer e não a quantidade. Pode ser menos ou mais, já que não trabalhamos com valores absolutos. Vale salientar que existe os 20% de ter acima do normal, mas a tendência é que a categoria abaixo do normal predomine”, explicou o meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN, Gilmar Bistrot.
Ainda segundo Gilmar, para se chegar ao percentual os especialistas trabalharam diversos aspectos. “O relatório mostrou as condições do Oceano Atlântico Sul que tem apresentado águas mais frias que o normal, o aumento do vento vindo do Sudeste e que dificulta o deslocamento da Zona de Convergência Intertropical – o principal sistema causador das chuvas na região - para posições próximas ao Nordeste, o que diminui a condição de chuva e por isso essa previsão”, disse.
Fonte: Nominuto
Nenhum comentário:
Postar um comentário