O aumento do endividamento das famílias e o descontrole ao assumir novas dívidas levaram o número de inadimplentes – ou seja, de consumidores com dívidas em atraso - a bater recorde em 2014, no país. Até agosto, 57 milhões de pessoas estavam nessa situação. No mesmo período de 2013, o número estava em 55 milhões e, em 2012 estava em 52 milhões, segundo levantamento inédito da Serasa Experian divulgado ontem.
O estudo revela também que 60% dos endividados têm contas atrasadas que superam toda a renda mensal. Outro dado aponta que 53% das pessoas com dívidas possuem até duas contas não pagas no prazo. De acordo com os especialistas da Serasa Experian, há um descontrole do consumidor ao assumir novos financiamentos, sem considerar as contas fixas mensais e outras dívidas já contraídas.
“O patamar da inadimplência poderia ser superior, mas a evolução da renda e o desemprego baixo estão atenuando o cenário. A atual situação é preocupante, pois revela que do total da população brasileira com 18 anos ou mais (144 milhões de pessoas), cerca de 40% está inadimplente. Mas não é alarmante, pois o volume de dívidas da maioria não é alta. A situação, no entanto, exige acompanhamento com atenção dobrada”, disse o superintendente de Informações sobre Consumidores da Serasa Experian, Vander Nagata.
Fonte: Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário