A média diária de infrações registradas pela Polícia Rodoviária Federal
(PRF) na BR-101 dobrou neste ano. Ela passou de 13 infrações por dia,
para 26. Os registros dos meses de janeiro e fevereiro já contabiliza o
equivalente a 33% do total de todo ano passado. Já foram 1.581 infrações
notificadas em apenas 59 dias, enquanto em todo 2013 foram 4.790
infrações.
Os registros se deram no percurso entre o Km 80 e Km 136. O trecho de 28
km parte das proximidades do Parque Aristófanes Fernandes, em
Parnamirim, e segue até o bairro de Parque dos Coqueiros, na Zona norte
de Natal. Somente no trecho próximo ao Complexo Viário Quarto
Centenário, a Semob contabiliza mais de 100 mil carros circulando todos
os dias. As ocorrências nas vias estaduais e municipais ficam sob a
responsabilidade do Comando Policial Rodoviário Estadual (CPRE) e pela
Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, que também tiveram seus
números amplificados nestes últimos meses.
A ultrapassagem pela faixa direita lidera o ranking da PRF, com 929 registros em 2013, e 420 em 2014. Por segundo, a embriagues ao volante é o maior registro da PRF, com 168 autuações já registradas esse ano. A má conduta em estacionar ao lado ou sobre canteiro central já alcança quase a metade de todos os registros de todo o ano passado. Foram 104 registradas nestes dois meses, enquanto em 2013 se calcula 285.
Além de possibilitar o ocasionamento de acidentes de trânsito, as infrações colaboram na promoção de congestionamentos. Ocorrências como retorno em local proibido pode causar retenção do trânsito, suprimindo uma faixa de tráfego. Como também, o uso de telefone celular, além de promover a lentidão na direção, causa desatenção ao motorista.
Conforme Roberto Cabral, inspetor da PRF, os dados revelam o “comportamento ofensivo dos nossos condutores”. Para ele, os motoristas possuem hábitos educacionais de desrespeito às regras de trânsito que deveriam ser modificados ainda na educação básica e familiar.
Ele considera ainda o aumento de frota como colaborador para o elevado número de infrações deste ano. Mais carros circulando, mais possíveis condutores a serem autuados. Situação que tende a se agravar. Segundo estimativas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN), são oito veículos novos a cada hora, ou 199 ao dia, nas cidades potiguares. Com isso, a frota do Rio Grande do Norte deverá alcançar a marca de 1 milhão de unidades até o segundo semestre deste ano.
A falta de planejamento de engenharia de trânsito e uma política de transporte público também são colaboradores para as ocorrências, já que as falhas no tráfego induzem o condutor à alternativas ilegais. Para ele, a BR-101 é um exemplo disso, visto que a permanência das paradas de ônibus na via federal podem ocasionar retenção no tráfego, congestionamentos e manobras perigosas com o motorista tentando se livrar dos ônibus parados.
Fonte: Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário