Rede Salesiano já usa plataforma digital em sala de aula |
Com o maior acesso as novas tecnologias conectadas à internet, instituições de ensino passam a aderir, de modo planejado, novas plataformas em sala de aula - além do tradicional livro e apostila em papel. Mas especialistas concordam: o processo de transição em curso não deve significar o fim dos impressos, mas a complementação de ferramentas de ensino.
Eduardo Lucas somou,este ano, um tablet ao material escolar que leva ao Colégio Salesiano São José. Com o domínio inerente à geração Z, ele desliza a tela, “folheia” o livro digital, amplia fotos e imagens, abre vídeos, gráficos e joguinhos à velocidade em que a professora de inglês, à frente de uma lousa digital, segue com a aula. A navegação que poderia parecer um desvio de atenção, faz parte do conteúdo didático programado e disponibilizado no equipamento.
“A gente tem como ver várias coisas ao mesmo tempo sobre o assunto estudado e não apenas o que está no livro, isso aumenta a nossa curiosidade, a vontade de saber mais”, diz o menino.
A escola adotou o conteúdo virtual em turmas do 6º ano do ensino fundamental e no 1º, do ensino médio. O livro da versão impressa ganha novos recursos e quebra a “barreira física”. “A escola entendeu que ciência e tecnologia andam juntos na formação social. É um processo de transição, que tem um resultado imediato na atenção do aluno”, afirma o coordenador-geral do Colégio Salesiano, Mário Sérgio de Oliveira. “Estamos migrando do processo mecânico, manual para o conteúdo digital e, em mais alguns anos, teremos um novo formato”, prevê o coordenador.
O conteúdo didático digital aliado aos recursos disponíveis nos equipamentos conectados à internet é uma nova receita para inovar e tornar a escola mais atraente. Na Escola Municipal Professor Herly Parente, em Igapó, zona Norte da cidade, a frequência escolar aumentou em mais de 80% nos últimos dois anos. “Percebemos uma maior motivação que reflete na qualidade do aprendizado, na frequência e menor evasão”, disse a diretora Núbia Varela.
Fonte: Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário