O Rio Grande do Norte tem 708.158 estudantes matriculados na rede pública de educação básica - estadual e municipal - em 2013, segundo dados preliminares do Censo Escolar 2013, publicados na edição desta segunda-feira (23) do Diário Oficial da União. O número de matrículas caiu 1,1% em comparação com 2012. A redução foi de 7.229 matrículas. Não foram incluídas nestas estatísticas o número de matrículas na rede pública federal e na rede particular.
Os dados do Diário Oficial se referem à matrícula inicial no ensino regular - educação infantil (creches e pré-escola), ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos (EJA) e o sistema de educação especial. Os números mostram que no ensino regular estão matriculados 696.488, e na educação especial estão 11.670 estudantes matriculados.
No ensino regular, o número de matriculados caiu de 704.301, em 2012, para 696.488 no Censo 2013 – 7.813 a menos. Com exceção da educação infantil e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no ensino fundamental, todos os outros níveis do ciclo básico de ensino (educação fundamental e ensino médio), além da EJA no ensino médio, apresentaram queda.
O Ministério da Educação diz que o percentual não quer dizer que há menos crianças matriculadas. O motivo, de acordo com o órgão ministerial, é a crescente rigorosidade da metodologia do Censo, que provoca a redução de dados duplicados sobre os alunos.
Educação especial
O sistema de educação especial viu crescer seu total de matrículas de 11.086 para 11.670 noRio Grande do Norte. Houve crescimento em todos níveis do ciclo básico de ensino na educação especial, tanto nos ensinos infantil, fundamental e médio, quando no EJA nos níveis fundamental e médio.
O Censo Escolar, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades: ensino regular (educação Infantil e ensinos fundamental e médio), educação especial e educação de jovens e adultos (EJA). O Censo Escolar coleta dados sobre estabelecimentos, matrículas, funções docentes, movimento e rendimento escolar.
Essas informações são utilizadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo os de transferência de recursos públicos como merenda e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Além disso, os resultados obtidos no Censo Escolar sobre o rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono) escolar dos alunos do ensino Fundamental e Médio, juntamente com outras avaliações do Inep (Saeb e Prova Brasil), são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador que serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação
Fonte: G1/RN
O sistema de educação especial viu crescer seu total de matrículas de 11.086 para 11.670 noRio Grande do Norte. Houve crescimento em todos níveis do ciclo básico de ensino na educação especial, tanto nos ensinos infantil, fundamental e médio, quando no EJA nos níveis fundamental e médio.
O Censo Escolar, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades: ensino regular (educação Infantil e ensinos fundamental e médio), educação especial e educação de jovens e adultos (EJA). O Censo Escolar coleta dados sobre estabelecimentos, matrículas, funções docentes, movimento e rendimento escolar.
Essas informações são utilizadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo os de transferência de recursos públicos como merenda e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Além disso, os resultados obtidos no Censo Escolar sobre o rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono) escolar dos alunos do ensino Fundamental e Médio, juntamente com outras avaliações do Inep (Saeb e Prova Brasil), são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador que serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação
Fonte: G1/RN
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