Mais da metade dos usuários do
Facebook no Brasil, no México e na Argentina usam celulares e tablets
para acessar a rede social, disse nesta quarta-feira (14) a empresa
norte-americana, que aposta cada vez mais na monetização das plataformas
móveis.
Segundo estatísticas do Facebook, às
quais a Reuters teve acesso, o Brasil era o principal mercado
latino-americano, com 76 milhões de usuários ativos mensais em 30 de
junho, e 57,9% deles se conectava tanto a partir de computadores como
por dispositivos móveis.
O último dado que a empresa havia
liberado era de março, quando havia 67 milhões de usuários (crescimento
de 13,4% em três meses).
Segundo dados de julho da Anatel, há 77,4 milhões de usuários de internet no celular no Brasil.
“Esses números têm uma força muito
grande em termos de marketing”, disse à Reuters o vice-presidente do
Facebook para a América Latina, Alexandre Hohagen. “Queremos
conscientizar as empresas de que existe uma oportunidade incrível”.
Esta é a primeira vez que o Facebook
divulga cifras de usuários, em um esforço para ajudar os anunciantes a
compreender melhor o alcance de sua plataforma e competir mais de frente
com a televisão.
E os números sugerem que a América
Latina –com cerca de 200 milhões de usuários ou 18% da base global– é
uma região de acelerado crescimento para a companhia de Menlo Park,
Califórnia.
Todos os dias, 61,4% dos usuários ativos
mensais nos três maiores mercados da região conectam-se à rede social.
Isso representa uma audiência de 47 milhões de brasileiros, 28 milhões
de mexicanos e 14 milhões de argentinos.
“A porcentagem é significativamente mais alta que a média dos outros países”, disse Hohagen.
“Em termos de construção de marca para
nossos clientes, isso tem uma relevância enorme”, completou. “Não há
outro meio que tenha essa capacidade de chegar a tanta gente em um só
dia”.
Segundo dados divulgados na terça-feira,
os Estados Unidos têm 179 milhões de usuários ativos mensais e 128
milhões diários. Os números mostram também que a Índia tirou o lugar do
Brasil como segundo maior usuário global do Facebook, com 82 milhões,
mas apenas 34 milhões se conectam diariamente.
DISPOSITIVOS MÓVEIS
O Facebook registrou um forte aumento de
seu lucro no segundo trimestre, graças à venda de publicidade em suas
aplicações para dispositivos móveis.
Os resultados acalmaram o temor dos
investidores de que o Facebook não soubesse como monetizar sua base de
1,15 bilhão de usuários, um drama típico das empresas de internet.
Hohagen disse que o horizonte para a
publicidade móvel do Facebook é imenso também na América Latina. A
região tem menor penetração de internet que outros mercados mais
saturados como Estados Unidos e Europa, a classe média emergente compra
cada vez mais smartphones e ainda há espaço para que caia o custo dos
planos de dados.
“As empresas começam a entender a importância das plataformas móveis para suas marcas”, disse o executivo.
A consultoria de análises comScore
calcula, por exemplo, que na América Latina apenas 8,1% das páginas são
hoje abertas às pequenas telas dos dispositivos móveis. Apesar de a
porcentagem ser duas vezes inferior à dos Estados Unidos, é três vezes
maior que no ano passado.
Além disso, as vendas de smartphones ou
telefones avançados nos quais o Facebook baseia sua estratégia
comercial, crescem sem parar.
Neste ano, 42,5% dos 188 milhões de
celulares comercializados na América Latina serão smartphones, segundo a
empresa de inteligência de mercado IDC. E em 2014, superarão pela
primeira vez os telefones celulares convencionais.
Fonte: Folha
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