sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

SEGURANÇA: MAIS DE 20% DO EFETIVO DA PM DO RIO GRANDE DO NORTE ESTÁ CEDIDO A OUTROS ÓRGÃOS OU ESTÁ DE LICENÇA MÉDICA

Caso fosse devolvido, efetivo cedido seria capaz de dobrar patrulhamento na Região Metropolitana
A Polícia Militar do Rio Grande do Norte possui cerca de 20% do seu efetivo total à disposição de outras repartições do serviço público. No total, são 1.776 homens deslocados do patrulhamento de rua para serviços administrativos ou atividades diversas, como guarda patrimonial ou ocupação de guaritas em presídios. Apesar de admitir que a quantidade de policiais cedidos representa um déficit significativo, o Comando da Corporação diz que não pode obrigar as instituições a devolvê-los.
á casos em que PMs estão prestando serviço em áreas aparentemente adversas à segurança pública, como na Secretaria de Saúde e também na Secretaria de Agricultura e Pesca. O tema da cessão de policiais militares foi retomado ontem, quando o Tribunal de Justiça divulgou o planejamento de devolver integralmente em um período de dois anos todos os PMs que estão lotados lá.

A iniciativa própria da instituição se mostra como única alternativa para a corporação reaver os seus servidores. O efetivo total (9.434 homens), que já se mostra deficitário, é prejudicado pela cessão e também pela quantidade de afastamentos por motivo de saúde. Dados do segundo semestre do ano passado apontam o afastamento - definitivo ou temporário – de 507 policiais militares. Assim, são 2.283 PMs fora das ruas, representando 24,2% do total.
Quantidade de policiais militares cedidos

Secretaria de Justiça
(Guarda de Presídios) – 714
Secretaria de Segurança - 419
Gabinete Civil – 151
Tribunal de Justiça – 118
Fundação da Criança e do Adolescente (Ceducs e Ciads) – 107
Polícia Civil (Delegacias) – 52
Assembleia Legislativa – 51
Ministério da Justiça – 40
Procuradoria-geral de Justiça – 34
Detran – 23
Vice-governadoria – 19
Tribunal de Contas
do Estado – 18
Procuradoria-geral do Estado – 8
Exército Brasileiro – 6
Justiça Federal – 4
Tribunal Regional Eleitoral – 3
Secretaria de Agricultura e
da Pesca – 2
Departamento Estadual de Imprensa, Polícia Militar/DF, Secretaria de Saúde, Fundação José Augusto, Secretaria de Administração e Recursos Humanos, Secretaria de Tributação Secretaria do Trabalho e Ação Social – 1

Total à disposição: 1776, sendo 91 oficiais e 1685 praças
Efetivo total da PM: 9.434


Fonte: Novojornal

Nenhum comentário:

Chuvas no primeiro trimestre de 2023