quinta-feira, 24 de maio de 2012

CLIMA: Período seco deve agravar situação do Sertão nordestino

A situação deve se agravar ainda mais no Sertão nordestino porque agora começa, de fato, o período seco. A média histórica de chuva para os próximos três meses na região é bem baixa, inferior a 50 milímetros. Para minimizar o problema da seca seria necessário chover 12 vezes mais ao longo do ano inteiro.
No centro-sul do semi-árido, as chuvas só devem voltar a cair com regularidade em novembro. Mais ao norte, em março de 2013. De agora até julho, as pancadas vão se concentrar no litoral, que está na estação chuvosa. Por isso nesta sexta-feira (25), o tempo continua instável.
O risco de temporais é maior nas praias de Sergipe e no norte do Maranhão. Também pode chover entre o Pará e o sul de Minas Gerais. O tempo fica aberto o dia todo do Rio Grande do Sul a Mato Grosso do Sul e do Espírito Santo ao Piauí.
São Paulo amanhece com 15°C e Goiânia com 16°C. A temperatura não passa de 25°C graus em Cuiabá e atinge 34°C em Palmas.
Tudo indica que o fim de semana vai ser de sol e poucas nuvens em Florianópolis. O sol também aparece em Fortaleza e no Rio de Janeiro, mas pode chover no domingo. Em Belo Horizonte, o tempo mescla sol e chuva.
 
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Chuvas no primeiro trimestre de 2023