segunda-feira, 7 de maio de 2012

BRASIL: Segundo ministro da Integração Nacional, mais de 500 municípios do Nordeste já decretaram situação de emergência em razão da seca

Uma frente fria concentrada na altura da costa da Bahia ganha força nos próximos dias e deve provocar chuva intensa sobre boa parte do litoral sul do Estado, incluindo a capital Salvador.

De acordo com os meteorologistas da Somar, no entanto, a chuva que avança pelo interior deve ter acumulado insuficiente para repor a umidade do solo castigado pela forte estiagem na região.

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, em entrevista ao Canal Rural nesta segunda, dia 7, reafirmou o compromisso da presidente Dilma Rousseff, firmado em Aracaju (SE) no dia 23 de abril, com a liberação de investimentos no valor de R$ 2,7 bilhões para combater a seca em toda a região Nordeste.

Segundo Bezerra, a medida beneficiará pequenos produtores do semiárido nordestino, através de recursos para a distribuição de água por carros-pipa, a instalação de poços artesianos, instalação de cisternas, implantação de sistemas de abastecimento de água simplificado e também para a disponibilização de crédito por meio de Seguro Safra e do Bolsa-Estiagem.

Para o ministro, as medidas são necessárias para amenizar os efeitos da seca, que pode ser uma das mais intensas já sofridas pela população da região.

– A Secretaria de Defesa Civil Nacional já reconheceu em situação de emergência mais de 500 municípios espalhados por todos os Estados do Nordeste. Os quadros de maior severidade ficam na Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Piauí, mas a seca avança também na Paraíba, Ceará, norte de Minas Gerais – disse Bezerra. 

Fonte:  http://tempo.ruralbr.com.br/

Nenhum comentário:

Chuvas no primeiro trimestre de 2023