Esqueça os tradicionais faróis dos
carros que você vê hoje em dia. O futuro das luzes automotivas – de
acordo com a Audi – é muito mais high tech.
No conceito apresentado no vídeo abaixo,
O resultado é impressionante: uma deslumbrante variedade de efeitos de
luz que representam várias funções do veículo, como acelerar ou
sinalizar uma curva para a direita ou esquerda.
Se a primeira parte do vídeo já é
interessante, no final ficamos boquiabertos com um protótipo de carro
com faróis traseiros que reproduzem animações. Neste efeito, conhecido
como “Swarm” (“enxame”, em inglês), toda a traseira do carro é
transformada em uma grande superfície iluminada que reage aos movimentos
do carro.
Infelizmente, não veremos esta tecnologia em nossas estradas tão cedo, uma vez que o OLED não produz luzes fortes o suficiente para os padrões das luzes de freios.
*Diodo orgânico emissor de luz ou fotoemissor (OLED):
é uma tecnologia criada pela Kodak em 1980 e que promete telas planas
muito mais finas, leves e baratas que as atuais telas de LCD. A idéia é
usar diodos orgânicos, compostos por moléculas de carbono que emitem luz
ao receberem uma carga elétrica. A vantagem é que ao contrário dos
diodos tradicionais, essas moléculas podem ser diretamente aplicadas
sobre a superfície da tela, usando um método de impressão. Acrescentados
os filamentos metálicos que conduzem os impulsos elétricos a cada
célula, está pronta uma tela a um custo extremamente baixo.
Veja abaixo:
Veja abaixo:
a fabricante alemã incorpora grandes superfícies com tecnologia OLED* (sigla em inglês para diodo orgânico emissor de luz) aos modelos de automóveis Audi R8 e Q7.
Fonte: Band.com.br
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