sábado, 7 de abril de 2012

BRASIL: Assim como os carros, motos custam mais caro no Brasil do que lá fora

Não é privilégio apenas dos automóveis brasileiros custar mais caro do que modelos idênticos vendidos em outros países: também para levar motocicletas para nossas garagens aqui se paga mais -- e como. E isso não é um fenômeno atual, pelo contrário.

Reinventada pelos japoneses nos anos 1960, as motocicletas deixaram de ser apenas um meio de transporte econômico para virarem objetos do desejo -- e, como se sabe, quando é a emoção que determina a compra, a razão sofre. O preço deixa de ser impedimento e as pessoas cedem, se dispondo a pagar o quanto for.

Um ícone da ainda curta, mas intensa história da indústria motociclística nacional, é a Honda CBX 750F. Lançada em 1986, montada em Manaus onde chegou em limitadas 700 unidades CKD, esta moto fez o mercado enlouquecer, literalmente. O preço sugerido na época, 129.290 cruzados, equivalia a pouco mais de US$ 9.000. Mas a moto acabou sendo vendida pelo triplo deste valor, ou até mais.
Realmente, tratava-se de uma motocicleta totalmente superior ao que havia então pelas ruas do Brasil, onde a proibição de importações de veículos estabelecida em 1976 fez de modelos como a Honda CB 400 e a Yamaha RD 350LC, fabricadas em Manaus, as maiores motos disponíveis até o advento da CBX 750F. Assim, a ânsia dos consumidores, a tal "demanda reprimida", alegrou as finanças dos comerciantes.

 
Para atender à forte demanda a Honda optou pela nacionalização da CBX 750F já no ano seguinte, mas o preço continuou nas alturas durante muito tempo. O modelo derradeiro da estirpe, lançado no início de 1990 e batizado de CBX 750F Indy, era dotado de carenagem integral, e foi peculiar a constatação da imprensa especializada no evento de apresentação do modelo.



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Fonte: Uol 

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