Não é privilégio apenas dos automóveis brasileiros custar mais caro do que modelos idênticos vendidos em outros países: também para levar motocicletas para nossas garagens aqui se paga mais -- e como. E isso não é um fenômeno atual, pelo contrário.
Reinventada pelos japoneses nos anos 1960, as motocicletas deixaram de ser apenas um meio de transporte econômico para virarem objetos do desejo -- e, como se sabe, quando é a emoção que determina a compra, a razão sofre. O preço deixa de ser impedimento e as pessoas cedem, se dispondo a pagar o quanto for.
Um ícone da ainda curta, mas intensa história da indústria motociclística nacional, é a Honda CBX 750F. Lançada em 1986, montada em Manaus onde chegou em limitadas 700 unidades CKD, esta moto fez o mercado enlouquecer, literalmente. O preço sugerido na época, 129.290 cruzados, equivalia a pouco mais de US$ 9.000. Mas a moto acabou sendo vendida pelo triplo deste valor, ou até mais.
Reinventada pelos japoneses nos anos 1960, as motocicletas deixaram de ser apenas um meio de transporte econômico para virarem objetos do desejo -- e, como se sabe, quando é a emoção que determina a compra, a razão sofre. O preço deixa de ser impedimento e as pessoas cedem, se dispondo a pagar o quanto for.
Um ícone da ainda curta, mas intensa história da indústria motociclística nacional, é a Honda CBX 750F. Lançada em 1986, montada em Manaus onde chegou em limitadas 700 unidades CKD, esta moto fez o mercado enlouquecer, literalmente. O preço sugerido na época, 129.290 cruzados, equivalia a pouco mais de US$ 9.000. Mas a moto acabou sendo vendida pelo triplo deste valor, ou até mais.
Realmente, tratava-se de uma motocicleta totalmente superior ao que havia então pelas ruas do Brasil, onde a proibição de importações de veículos estabelecida em 1976 fez de modelos como a Honda CB 400 e a Yamaha RD 350LC, fabricadas em Manaus, as maiores motos disponíveis até o advento da CBX 750F. Assim, a ânsia dos consumidores, a tal "demanda reprimida", alegrou as finanças dos comerciantes.
Para atender à forte demanda a Honda optou pela nacionalização da CBX 750F já no ano seguinte, mas o preço continuou nas alturas durante muito tempo. O modelo derradeiro da estirpe, lançado no início de 1990 e batizado de CBX 750F Indy, era dotado de carenagem integral, e foi peculiar a constatação da imprensa especializada no evento de apresentação do modelo.
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Fonte: Uol
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