China passa EUA e vira maior do mundo em venda de PCs; Brasil é 3º
Entre abril e junho, país asiático comprou 18,5 milhões de computadores.
Mercado nos EUA foi de 17,7 milhões, contra 3,86 milhões no Brasil.
Brasil bateu recorde de vendas de computadores,
segundo IDC (Foto: Brian Snyder/Reuters)
A China superou os Estados Unidos pela primeira vez no ranking mundial de vendas de computadores e se tornou o maior mercado de PCs do planeta, segundo dados consolidados pela consultoria IDC divulgados nesta terça-feira (23).segundo IDC (Foto: Brian Snyder/Reuters)
Na última semana, o órgão já havia indicado que a China lideraria a lista, que traz o Brasil na terceira posição. Entre abril e junho de 2011, o país vendeu 95 mil PCs a mais que o Japão.
No segundo trimestre de 2011, segundo o estudo global PC Tracker, o mercado interno chinês consumiu 18,5 milhões de unidades de computadores, contra 17,7 milhões nos Estados Unidos. A diferença equivale a cerca de US$ 200 milhões em mercadorias.
No relatório, o IDC aposta que os Estados Unidos ainda devem encerrar o ano como o maior mercado no total, principalmente por conta da aceleração sazonal nas vendas durante as vendas de fim de ano. A expectativa do instituto é que em 2012, no entanto, o volume total chinês já seja maior, com 85,2 milhões de unidades contra 76,6 nos EUA.
Nunca se vendeu tanto no BrasilNo período, o Brasil vendeu 3,86 milhões de computadores – 48,5% foram desktops e 51,5%, notebooks. Neste cenário, 69,5% foram destinados ao segmento doméstico, 25,8% ao corporativo e 4,7% a governo e educação. “Nunca se vendeu tanto computador em um único trimestre no Brasil”, disse Martim Juacida, analista de mercado da IDC, em comunicado.
Na comparação do primeiro com o segundo trimestre deste ano, as vendas de notebooks cresceram 10,5%, segundo Juacida. “Já na comparação com o mesmo período de 2010, o desempenho das vendas chega a ser 27% maior”, completa.
O recorde anterior de vendas de computadores no Brasil, segundo a IDC, foi registrado no primeiro trimestre de 2011, quando o Brasil comercializou mais de 3,6 milhões de computadores – 50,5% eram notebooks e 49,5%, desktops.
http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/08/china-passa-eua-e-vira-maior-do-mundo-em-venda-de-pcs-brasil-e-3.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário