segunda-feira, 16 de maio de 2011

INTERNET


Confira as dicas para não sair no prejuízo na hora de colocar o currículo na web



Foto: Celaltener/SXCZoomÉ preciso ter cautela e prestar atenção a medidas de segurança na hora de colocar o currículo na web

É preciso ter cautela e prestar atenção a medidas de segurança na hora de colocar o currículo na web

Bárbara Forte

tecnologia@eband.com.br



A procura por uma vaga de emprego ultrapassou as barreiras do mundo físico e chegou ao digital. Na internet, o usuário pode revelar seu perfil profissional, aptidões e experiências em um determinado local para milhares de empresas – de qualquer lugar do mundo. Mas, a divulgação on-line também traz riscos. 

Para não se prejudicar com a revelação de dados pessoais e ter prejuízos, o especialista em Direito Digital Leandro Bissoli explica ao eBand os benefícios que a web pode levar a quem está procurando uma nova oportunidade para entrar no mercado de trabalho e os cuidados que devem ser tomados.

eBand: Qual a primeira medida de segurança que o usuário precisa tomar antes de colocar o currículo na internet?
Dr. Leandro: É preciso verificar os termos e condições de uso e política de privacidade dos portais onde serão colocados os dados. Além de prestar atenção se o usuário está em um computador seguro e se a conexão estabelecida entre ele e o serviço também é de segurança. 

Como ele pode perceber se a conexão é segura?
Uma forma de identificação é pela indicada na barra de endereços, através do HTTPS. Também vale checar se existe um cadeado, indicativo de conexão segura, no rodapé ou topo da página. 

Quais dados podemos e quais não podemos inserir na web? 
Evite sempre colocar informações financeiras, dados de cartões de crédito e contas bancárias, senhas, bens (carros, imóveis, etc.), além da rotina de atividades e informações confidenciais de trabalhos anteriores. Normalmente estas redes utilizam o CPF como um número de identificação de usuário, com isso, ele passa a ser necessário. O RG normalmente é opcional.

Como sabemos que uma empresa é idônea?
O ideal é realizar uma busca na própria internet. É possível encontrar elogios e reclamações colocadas por outros usuários, principalmente nas redes sociais. Verifique, ainda, se a empresa apresenta informações como o CNPJ, telefone e endereço físico. E faça uma consulta pelo do site registro.br para identificar os dados do responsável pelo domínio. 

Do que devemos desconfiar na internet? 
Ofertas imperdíveis e empresas sem nenhum representante legal no país.

Como funcionam as redes de armazenamento de currículos na web? É possível confiar? 
Depende da rede e da credibilidade que passa ao mercado. Existem redes confiáveis e não confiáveis – inclusive segregada por segmento profissional (por exemplo: advogados, profissionais de TI, etc.)

Há diferença em termos de segurança em redes pagas e gratuitas? 
Provavelmente sim. Como nós vivemos em uma sociedade da informação, os seus dados podem ser a moeda de troca pelo serviço prestado. Vale sempre verificar as políticas de privacidade destas redes. 

Profissionais que atuam como headhunters pela web são confiáveis? Como saber se eles são idôneos? 
Recomendo que faça a verificação igual a de um site. Busque na rede informações sobre a pessoa, identifique um telefone de contato, um endereço físico. Estas pessoas normalmente representam alguma empresa de colocação de profissionais. Solicite estas informações e confira com a empresa antes de fechar qualquer tratativa. 

É normal que os candidatos tenham que pagar para concorrer a uma vaga vista na web? 
Não, desconfie deste tipo de oferta. O modelo adotado pelo mercado é que a empresa que busca profissional pague pelo custo desta procura no mercado.

Caso o usuário se sinta enganado, como pode proceder por meios jurídicos?
Antes de tudo, ele precisa entrar em contato com o responsável pela rede solicitando esclarecimentos. Caso a empresa não atenda, demore para responder ou não apresente uma solução amigável, é preciso fazer uma denúncia ao Procon (órgão de defesa do consumidor). No caso de ser uma pessoa física atuando como um headhunter, registre um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima. Em ambos os casos busque orientações de um advogado especializado de sua confiança.

Mas no fim a internet é um meio que ajuda, e muito, na recolocação profissional da população. Com o uso correto e consciente da ferramenta, a web só pode levar benefícios aos seus usuários.

Nenhum comentário:

Chuvas no primeiro trimestre de 2023